Um dos melhores games de futebol da atual geração, finalmente chegou a sua versão anual. FIFA 11 foi lançado repleto de pequenas novidades que agradaram os fãs da série e prometem aumentar o seu legado. Confira a análise completa:
Inovações
Um jogo que é lançado a cada ano, deve possuir boas novidades, para que, aqueles que já possuem a versão anterior, possam correr para adquirir o título mais recente. FIFA 11 consegue elaborar essa fórmula com precisão, fazendo com que muitos deixem a versão 2010 de lado.
Isso deve-se ao fato da EA manter boa parte desta fórmula de sucesso do game, e investir em melhorias ou novidades que não comprometam todo um belo trabalho realizado, que teve início alguns anos atrás.
Modos de jogo
FIFA 11 mantém boa parte de seus modos de jogos, mas com algumas inovações. São eles:
Kick Off – Partida amistosa que pode ser realizada com um jogador ou com seus amigos no mesmo console. Além de uma simples partida, você pode optar pelo modo Be a Pro: Player (que consiste em controlar apenas um jogador) ou o modo Be a Pro: Goalkeeper (no qual você controla apenas seu goleiro).
Carrer – Este modo já é conhecido das versões anteriores, porém, nesta versão, o modo é dividido em três partes: Player: carreira de jogador; Manager: carreira de técnico/administrador do clube; Player Manager: jogador e técnico/administrador.
Tournaments – Torneios e ligas nacionais de clubes. Infelizmente, FIFA 11 não possui a Copa do Mundo de seleções.
Lounge – Diversos desafios durante as partidas.
Mantendo as origens
Se tem algo a se destacar em FIFA 11 é a sua jogabilidade. O game já foi sucesso de críticas em relação a esta mesma jogabilidade em suas versões anteriores, porém, o novo título aperfeiçoou alguns pequenos deslizes que persistiam. Um dele era referente ao “toque de pinball” (apelidado pelos próprios jogadores), que consistia no jogador efetuar um excelente passe de primeira, independente da posição em relação ao seu companheiro, o que deixava o movimento muito artificial, uma vez que, com poucos toques era, possível chegar ao gol adversário.
Outra grande inovação é relacionada aos chutes, cujos mesmos foram bem aperfeiçoados. Alguns jogadores possuem diferentes tipos de chutes, ou seja, enquanto alguns batem com perfeição na bola, colocando a redonda no canto do gol, outros mandam uma verdadeira paulada na direção do goleiro adversário.
Muitos e muitos times
FIFA Soccer possuir centenas de times não é mais nenhuma novidade, mas esta versão consegue trazer boa parte destes clubes atualizados. Porém, como muitos sabem, somente o nosso campeonato brasileiro termina no mês de dezembro, diante disso, FIFA 11 possui um modo (pago) de atualização automática, a cada rodada chamado Live Season. Infelizmente, este modo não conta com as atualizações nacionais, somente dos clbues europeus.
E para piorar, nós brasileiro ainda contamos com alguns clubes sem autorização, representados por siglas, como por exemplo: A. Florianópolis (quando na verdade se refere ao time do Avaí).
Sai que é sua!
A grande novidade de FIFA 11 fica em torno do esperado controle do goleiro. Ano passado, quando o modo Be a Pro foi liberado para quase todos os jogadores, apenas os goleiros ficaram fora do controle manual. Mas nesta nova versão, você pode liberar o Taffarel que existe em você e praticar incríveis pontes e defesas de mãos trocadas. Porém, em muitas partidas, é extremamente monótono ficar assistindo ao jogo de dentro da área sem poder dar uma subida ao ataque Mas quem disse que vida de goleiro é fácil?
Você contra o mundo
Em muitos games, jogar online é algo um tanto complicado e decepcionante. Algumas vezes são bugs, em outras a demora para se criar uma sala de jogo. Porém em FIFA 11, o serviço online é extremamente ágil, principalmente quando a partida disputada é a famosa Ranked Match (partida rankeada) que persiste em jogar contra adversários aleatórios, em um nível de experiência próximo ao seu.
Porém, vale ressaltar que a sua conexão com a internet também influencia bastante na hora da jogatina online. Por isso, o recomendado é pelo menos 1 mega dedicado somente ao console que irá se conectar a internet.
Be a pro em câmera lenta
Embora FIFA 11 rode em perfeitos 60 frames por segundo, o modo Be a Pro, quando utilizado na câmera individual, em terceira pessoa, apresenta uma grave queda de quadros por segundo, fazendo com que o jogo fique bem mais lento do que quando é executado com a câmera de visão ampla. Por isso, se você preza muito pela qualidade do jogo, é recomendado que se utilize sempre a câmera mais ampla para o modo. Em compensação, o realismo de se controlar um jogador, cai bastante.
Feito para os gringos
Fifa Soccer fez história quando lançou sua primeira versão totalmente em português. Isso fez com que as vendas do jogo aqui no Brasil fossem impulsionadas pela sensação de ter um jogo virtual narrado na sua própria língua. Durante muitos anos, a versão tupiniquim persistiu, mesmo sendo necessária, em algumas versões, realizar o download do complemento. Mas desde o ano passado, sofremos com a falta de uma locução e menus em português. Diante disso, seu rival PES 2011 trouxe a voz de um dos mais famosos locutores do Brasil: Sílvio Luiz. Em breve você verá a analise completa deste game aqui no GloboEsporte.com Games.
Time de robôs
Infelizmente é assim que definimos nossos adversários em FIFA 11. O game possui 5 modos de dificuldade, mas na verdade, a grande diferença entre eles é na eficiência das jogadas de seus adversários, que acabam se tornando um tanto artificiais. Por exemplo, sabe aquele cruzamento pela linha de fundo, em que seu atacante sobe contra 2 ou 3 adversários? Geralmente ele nem alcança a bola, certo?. Mas, quando o grau de dificuldade chega ao nível máximo, uma jogada como essa, sendo executada por seu adversário, quase sempre vai resultar em gol.
Seria muito mais interessante ver jogadas bem elaboradas, ou atacantes adversários com dribles desconcertantes, mas ao invés disso, jogamos contra um time “perfeito”, com zagueiros que não deixam a bola passar, goleiros mais que eficientes e atacantes com ótima pontaria.
Conclusão
FIFA 11 continua absoluto como o melhor game de futebol da atual geração. A EA aproveitou para corrigir alguns deslizes e conseguiu aperfeiçoar a excelente jogabilidade que ficou consagrada desde seus títulos anteriores. Isso nos leva a pensar: será que FIFA 12 consegue ser ainda melhor? ou será apenas uma repetição com seleções e clubes atualizados?
OBS: Agradecemos a Revolution Games por ter nos enviado uma cópia do jogo para a análise.
Por Diego Borges
Você encontra mais vídeos no nosso Canal no Youtube: http://www.youtube.com/globoesportegames

Por: Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário